Imagem capa - 4 Motivos para viver um Ensaio Pré-Casamento por FABIO BUENO FOTOGRAFIA
Ensaios FotográficosPré-CasamentoDicas Diversas

4 Motivos para viver um Ensaio Pré-Casamento


E cá estamos novamente, escrevendo mais um artigo para o nosso Blog exclusivo para noivas e casais, e desta vez, quero abordar aqui um pouco sobre "A IMPORTÂNCIA DO ENSAIO PRÉ-CASAMENTO"!

Existem muitas matérias sobre dicas de looks ou locais para a sessão pré-casamento ou pré-wedding, como alguns gostam de chamar, e isso à meu ver é excelente!

Mas quero abordar neste artigo, algo que vá além de dicas de locais ou roupas, porque isso, varia muito de acordo com o estilo de cada casal, e também de acordo com o próprio estilo de cada fotógrafo.

Por isso, quero abordar aqui, não apenas a visão de um fotógrafo/fornecedor de casamento, mas sobretudo, a visão de um cara que acredita na ESSÊNCIA do que fazemos e o porquê fazemos, o que fazemos, haha, deu pra sacar?!

Então aí vão 4 motivos para viver a experiência de uma Ensaio Pré-Casamento! Bora?!

Além de cada razão, clique nas fotos que compartilhamos aqui neste post, para abrir cada ensaio, e inspire-se, uhulll!!!



MOTIVO 1  |  O PRÉ-CASAMENTO É ANTES DE TUDO, SOBRE A SUA HISTÓRIA!



Ensaio Pré-Casamento de Bruna & Marcelo | Baependi - MG



Pare por um minuto de ler este texto, feche os olhos e pense no primeiro dia que viu seu noivo. Você noivo, pense comigo, na primeira vez que tocou as mãos da sua noiva!

Cara eu lembro a primeira vez que segurei as mãos da minha esposa, Raissa. Estávamos em uma igreja, era inverno, e estava frio. Eu estava sentado do lado dela, cruzei meus braços e de forma meio que "escondida" peguei nas mãos dela(estavam geladas e suadas, talvez pelo nervosismo do momento), e foi demais!

Talvez vocês estejam se perguntando: "Fábio, o que isso tem haver com o ensaio pré-casamento?"

Cara, isso tem tudo, mas tudo haver, se liga:  muitos casais fazem fotos muitas vezes, apenas porque "todo mundo faz" ou porque "tá incluso no pacote do fotógrafo" e blá blá blá!


Sabe uma coisa que rola com praticamente TODOS os casais que eu fotografo uma sessão pré-casamento?!

Logo após o ensaio finalizar, eles falam, ou gravam áudio ou escrevem pra mim, basicamente que: "foi uma experiência incrível" ou "não imagina que seria tão legal" ou que "foi mais fácil do que pensavam..."!

Isso porque, os casais chegam para uma sessão pré-casamento, nervosos, preocupados, com medo de saírem "feios" ou de ser algo muito difícil. Mas a primeira coisa que faço como fotógrafo, em todas as minhas sessões é ter uma breve conversa, rápida e objetiva ali com o casal, e explico que não é sobre estética, não é apenas para o casamento que estamos realizando aquele ensaio, mas sim, que é sobre eles, sobre a história deles, e o que faremos ali, naquele momento, e reviver momentos de sua história, nos conectar com a essência e amor deles como casal, e tudo o que ele precisa fazer, é sentirem o momento, as mãos, os olhares, os sorrisos e se amarem!



Sabe o que acontece depois disso?!

Um peso sai dos seus ombros, eles ficam leves, começam a se divertir, curtir o momento e ai meu amigo, a fotografia fica verdadeira!

É óbvio que, como fotógrafo, vou orientando e dirigindo a cena e a composição fotográfica, mas eles nem percebem isso, porque estão conectados!




Então essa primeira razão que dou pra você que está na dúvida se deve ou não fazer seu ensaio Pré-Casamento, então aí vai: Ensaios Pré-Casamento não são porque vocês vão simplesmente se casar, não acontecem para ter apenas um material fotográfico para o casamento, mas devem acontecer porque vocês se amam, têm uma história incrível juntos e estão prestes a viver o melhor dia da vida de vocês, o casamento!


A sessão pré-casamento deve acontecer, porque nossa vida é formada por ciclos. E vocês, como casal, estão prestes a encerrar um ciclo de solteiros, e iniciar o grande capítulo da vida à dois, a vida de casados. Por isso, viveremos uma experiência para celebrar o encerramento deste ciclo, deste capítulo, retratado como vocês são como casal: como se olham, como sorriem um para o outro, como se divertem, enfim como se amam!



Inspire-se: Ensaio Pré-Casamento de Lucas & Fernanda



1º MOTIVO: PRÉ-CASAMENTO É SOBRE VOCÊS, SOBRE SUA HISTÓRIA COMO CASAL, SOBRE UM CICLO QUE SE ENCERRA ANTES DO PRÓXIMO GRANDE CICLO (O CASAMENTO)!



MOTIVO 2  |  As Fotos do Ensaio Pré-Casamento são completamente diferentes das Fotos do Casamento!



Ensaio Pré-Casamento de Joyce & Gerson | Campos do Jordão - SP



Ao longo desses anos fotografando casais e casamentos, muitos casais, no atendimento, já me disseram que preferem abrir mão da sessão pré-casamento, porque, já terão muitas fotos no dia do casamento em si!

Se você noiva, noivo, pensa dessa forma, tenho que lhe informar que no dia do casamento, vocês tem que simplesmente CASAR!

Isso mesmo: no grande dia de vocês, são tantos acontecimentos e momentos, que tudo passa muito, mas muito rápido, inclusive a mini sessão de fotos que fazemos pós cerimônia.

Geralmente, logo após a cerimônia, antes dos noivos partirem para a festa/recepção, temos em média 20 minutos no máximo para realizar um mini ensaio com os recém-casados!

Talvez, até menos de 20 minutos, porque, dividimos este tempo com os filmmakers (quando já vídeo no casamento), e ainda, temos que considerar o deslocamento do local da cerimônia até a festa (quando não ocorrem no mesmo local). Logo o que rola nesses menos de 20 minutos?!




Rola uma sessão muito rápida, que sim, criamos e compomos algumas fotos e poses, mas de forma muito mais limitada do que poderíamos produzir em um ensaio pré-casamento por exemplo!

Por isso tenha em mente que a sessão pré-casamento é uma oportunidade única de realmente produzirmos muitas fotos diferentes e únicas para cada casal. Fotos estas que no dia do casamento em si, não irão acontecer, principalmente por conta do tempo limitado para cada acontecimento do grande dia.

Daí outro motivo pelo qual vocês devem investir em uma boa sessão pré-casamento. Porque, uma vez realizado este ensaio, no dia do casamento, vocês se preocuparam apenas com CASAR, e a mini sessão dos recém-casados será ainda mais tranquila e leve, uma vez que vocês como casal, já terão fotos incríveis e extra casamento!



Há pouco mais de uma semana, postamos em nossos stories do Instagram, alguns dos Pré-Casamentos que realizamos ano passado, em 2019 como forma de #TBT.

Dentre estes ensaios, mencionamos o Pré-Casamento de Bela & Esdras, que realizamos em Campos do Jordão - SP.

A Bela, repostou nosso storie, com um texto muito legal, que expressa justamente o que enfatizamos nesta 2ª Razão, ou seja, que a experiencia de viver o Pré-Casamento torna-se única e especial, justamente porque, no dia do casamento é tudo diferente, pois, o casal está rodeado de acontecimentos e pessoas, e no Pré-Casamento é um momento só dos dois!

Pra não ficar nas minhas palavra, olha que demais o que a Bela, se liga:

"Vocês não tem noção da conexão que este dia (Pré-Casamento) trás e do que o Fabio faz a gente sentir... Meu sentimento sempre vai ser de gratidão, eu tenho o maior xodó pelas fotos do meu pré-casamento, mais que do casamento (rs)!

Pode parecer estranho, mas esse momento do Pré-Casamento é tão único, que é impossível descrever em palavras... No casamento estamos repletos de pessoas, e tantas coisas acontecendo; mas no pré-casamento, e este momento nosso, só a gente ali!

E a gente nem percebe que tem alguém ali fotografando, porque é muito surreal... por isso, que não conhece o trabalho do Fabio, espero que tenham oportunidade, porque é realmente incrível."   [Bela - Noiva Esdras]


Inspire-se: Ensaio Pré-Casamento de Bela & Esdras




2º MOTIVO: AS FOTOS DO PRÉ-CASAMENTO SÃO COMPLETAMENTE DIFERENTES DAS FOTOS DO DIA DO CASAMENTO, POIS, NO DIA DO CASAMENTO O TEMPO DE MINI ENSAIO DOS RECÉM-CASADOS É TOTALMENTE LIMITADO!



MOTIVO 3  |  A Sessão Pré-Casamento é fundamental para o Fotógrafo conhecer mais sobre vocês como casal e consequentemente, vocês acostumarem com o Fotógrafo antes do casamento!



Ensaio Pré-Casamento de Duda & Breno | São Paulo - SP



Sim meus queridos, a maioria dos casais são naturalmente tímidos para seus respectivos fotógrafos… agora, imaginem no grande dia, que já é natural os noivos estarem nervosos por conta do turbilhão de emoções, e de repente, já de cara, iniciarem este grande dia, com uma pessoa que nunca conversaram, nunca conviveram?!

É difícil demais para os noivos, e de certa forma também, costuma ser um pouco mais travado para nós fotógrafos, porque na boa: somos profissionais, estamos a acostumados sim a fotografar casamentos, mas é muito mais fácil e leve fotografar um casal que já convivemos fora do dia do casamento, em uma sessão pré-casamento por exemplo!




Por isso, ao viver a experiência de uma sessão pré-casamento, vocês como casal, não terão apenas fotos incríveis, vocês como casal não irão viver apenas uma experiência incrível, mas vocês também terão a oportunidade de conviver e conhecer mais do seu fotógrafo, e o seu fotógrafo, consequentemente, conhecerá ainda mais de vocês!

Aí, como eu sempre brinco, mas é a pura verdade: no dia do casamento, já tá todo mundo "sem vergonha" com todo mundo, e tudo rola ainda mais naturalmente - do making-of dos noivos aos últimos minutos de festa, yeah!



Inspire-se: Ensaio Pré-Casamento de Heloise + João Victor




3º MOTIVO: A SESSÃO PRÉ-CASAMENTO SERÁ UM MOMENTO PARA PERDEREM A TIMIDEZ COM SEU FOTÓGRAFO, E PERMITIR TAMBÉM AO FOTÓGRAFO PARA CONHECER MAIS SOBRE VOCÊS, ANTES DO GRANDE DIA!



MOTIVO 4  |  A Sessão Pré-Casamento proporciona Fotos decorativas para o Casamento e para a nova vida à dois!



Ensaio Pré-Casamento de Alegna & Lucas | São José dos Campos - SP



Por fim, uma das razões mais óbvias de todas: ao investir em uma sessão pré-casamento, vocês terão automaticamente, fotografias lindas para decorar o grande dia de vocês por meio de pequenos retratos impressos, ampliações e quadros, como também deixar as fotos da sessão pré-casamento passando nos telões que geralmente os salões ou djs oferecem como diferencial nas festas!

E posteriormente a festa do casamento, cada impressão ou ampliação que fornecemos ao casal, voltam para o casal decorar sua casa nova, ou seu escritória, enfim, vocês já terão fotos incríveis além das fotos do casamento, para utilizarem das mais variadas formas possíveis!




 Outra forma muito legal de fazer uso das fotos da sessão pré-casamento, é montar um site do casamento!

Isso mesmo: vários portais para noivas e casais, oferecem blogs e sites gratuitos, onde o casal pode contar sua história, postar os fornecedores do casamento, bem como os detalhes do grande dia, lista de confirmação e também lista de presentes. E estes sites oferecem a possibilidade de customizar tudo, com as fotos do pré-casamento por exemplo.

Outros casais criam em suas redes sociais como insta e facebook as famosas "contagens-regressivas para o grande dia" com as fotos do pré-casamento para já aumentar a expectativa dos familiares, amigos e convidados, para o aguardado dia, que demais!


Inspire-se: Ensaio Pré-Casamento de Jéssica & Kleber




4º MOTIVO: FOTOGRAFIA IMPRESSA - A POSSIBILIDADE DE IMPRIMIR FOTOS DO PRÉ-CASAMENTO PARA DECORAÇÃO DO CASAMENTO, E TAMBÉM A UTILIZAÇÃO DAS SUAS FOTOS PREFERIDAS PARA UM SITE DO SEU CASAMENTO!



BORA VIVER SUA HISTÓRIA & CONEXÃO INCRÍVEL ATRAVÉS DE UM PRÉ-CASAMENTO INESQUECÍVEL?!




Por fim, após apresentar essas 4 razões básicas para investir em uma Sessão Pré-Casamento, pense no quanto estes momentos e cada fotografia desta sessão farão a total diferença na vida e na história de vocês!

Tenho absoluta certeza, que todos os casais que já tive a oportunidade de fotografar o pré-casamento e o casamento, realmente amam muito suas respectivas fotografias, porque há em cada foto desta sessão são, muita verdade sobre sua respectiva essência como casal, e isso fez e faz toda a diferença!

Como sempre digo: a vida passa, mas as fotos ficam. E possuir este momento único de vocês como casal, sendo vocês, daqui a 10, 20, 30, 40 anos, será indescritível poder voltar no tempo, quem sabe, revisitar o local do pré-casamento com os filhos e netos, e sentir tudo novamente, wow, que demais!

Então noiva, noivo, casal querido: bora viver ao máximo a experiência e a essência da história de vocês, e a sessão pré-casamento é a melhor oportunidade para intensificar tudo isso!




Bora viver um Pré-Casamento?!

No que precisar, como fotógrafo, e sobretudo, como um cara apaixonado pelo que faz e por viver histórias de arrepiar, estou aqui, é só chamar!

Gratidão e vamos pra cima, uhulll...


Forte abraço e até a próxima aqui no Blog, yeah!

Fabio Bueno | Fotógrafo de Casamentos & Momentos Felizes

contato@fabiobuenofotografia.com