Imagem capa - Os Casamentos e o Coronavírus | Por Fabio Bueno por FABIO BUENO FOTOGRAFIA
Planejamento de CasamentoDicas Diversas

Os Casamentos e o Coronavírus | Por Fabio Bueno


Começamos o ano 2020 pra lá de entusiasmados e otimistas: com praticamente 95% da agenda de casamentos lotada, ensaios agendados, workshops marcados (e com turmas inteiras formadas), e com a certeza de que sim, este ano seria incrível, yeah!

Mas mal finalizamos o primeiro trimestre e a notícia que circulava em todos os o lugares tinha um nome: COVID-19, mais conhecido como o "temido CORONAVÍRUS"!

Mais do que fotógrafo, como ser humano, eu continuo otimista demais quanto este ano que estamos vivendo, mas uma certeza eu tinha no momento que o surto iniciou por aqui: precisava contatar o quanto antes nossas noivas, casais e alunos, porque não se tratava apenas de um vírus com proporções globais, mas também, de sonhos e casamentos que poderiam sim ser abalados por esta calamidade!


O QUE FIZEMOS?! SURTAMOS?!  CALMAAAAA...PRA TUDO, SEMPRE TÊM UM JEITO!



Nos colocamos no lugar de cada noiva, de cada casal: contatamos e retornamos contatos, efetuamos ligações, gravamos inúmeros áudios com a mesma essência e coração - solidariedade, calma e sobretudo, muito, mas muito amor!

E sim, conseguimos re-agendar e readequar praticamente todos os nossos casamentos deste primeiro semestre, sempre pensando no melhor para cada casal!

E aqui, surgiu o desejo de escrever e compartilhar com vocês um pouco sobre como superar esta fase, e mais do que isto, continuar sonhando com o seu grande dia…

Sim, antes de continuar a leitura, saiba que este post é pra você, noiva, pra você noivo, mas também pra você profissional deste mundo encantador de eventos e casamentos: vamos nos ajudar, e aqui vai a minha contribuição com algumas dicas fundamentais para que o antídoto contra este COVID-19 seja continuar sonhando para juntos superarmos esta fase!


No momento que escrevo este artigo para nosso Blog (04 de Abril 2020), já ultrapassamos no mundo a marca superior de 1 milhão de casos confirmados do COVID-19. Só no Brasil, os números do Ministério da Saúde ultrapassam a marca de 9 mil casos, e infelizmente, até o momento, mais de 400 mortes confirmadas!

E os casamentos desmarcados?! Eventos, ensaios, acompanhamentos fotográficos de bebês, coberturas em maternidade (nascimento), ensaios newborn, entre outros?!

Inúmeros, inúmeros e inúmeros trabalhos adiados!

Só no meu caso como fotógrafo de casamento e estúdio, como já mencionei no início deste post, foram mais de 3 meses de trabalhos desmarcados!

Mas em meio a esta pandemia mundial, quais as soluções temos para cada casal que sonhou com o seu grande dia, justamente para os dias de caos que estamos vivendo?!

Bora lá?!

Então chega de lágrimas e bora sonhar, começando por novas etapas de planejamento do seu grande dia, se liga!



NÃO CANCELE, REMARQUE!




Sei que a esta altura, você noiva já ouviu centenas de vezes esta frase!

Mas vale reforçar que não, seu sonho, seu casamento não foi CANCELADO, apenas, provisoriamente adiado, e isto é muito diferente!


Por isto, NÃO CANCELE o seu sonho! Sonhos não devem morrer, e sim, resistir a quaisquer tipos de adversidade, afinal de contas, o Amor sempre Vence, yeah!

E com base nesta máxima, quero aqui te dar algumas dicas para a nova e incrível data do seu grande dia, vamos lá!




ANTES DE TUDO, CONVERSE COM SUA ASSESSORIA CERIMONIAL!





Converse com sua assessora/cerimonial: sim, agora minhas amigas e amigos cerimonialistas estão trabalhando mais do que nunca, e aqui está apenas um exemplo do quanto o trabalho de um assessor cerimonial é importante!


As cerimonialistas dos respectivos casamentos que precisei remarcar foram imprescindíveis para o diálogo com todos os fornecedores, afinal de contas, um casamento envolve muitos fornecedores.

Em alguns casos, antes mesmo de entrar em contato com alguns casais, eu recebi o contato de uma cerimonialista, e isso fez total diferença, acredite!




Por isso, para você noiva que possui uma cerimonialista: ligue pra ela. Assessores cerimoniais são pessoas incríveis, que na maioria das vezes (em quase todos os casos) são profissionais extremamente competentes para administrar toda situação, acalmar os ânimos de todas as partes, e pensar de forma racional em soluções exclusivas para cada casal!


Para as noivas e casais que não possuem assessora, duas dicas:

  1. 1. Faça uma lista de todos os seus fornecedores. Eu sei que todos fazem parte do seu grande sonho de casamento, mas, ao criar esta lista, estabeleça uma ordem de prioridade, e mãos à obra: inicie o contato, um por um, buscando já saber quais datas cada um possui para o segundo semestre, para já começar a "mexer os pauzinhos"!

  1. 2. A atual situação é um excelente exemplo do quanto o trabalho de um assessor cerimonial é importante, por isto, repense suas prioridades e considere o atual exemplo como um fortíssimo fator para sim, contratar um assessor cerimonial para ajudá-lo nesta reorganização do seu grande dia!





CHEQUE A DISPONIBILIDADE DOS SEUS FORNECEDORES!





Como sempre digo: "sonho não se discute", ou seja, cada fornecedor que você como noiva, como casal, contratou, é parte fundamental do sonho do seu grande dia!

Por isto, independentemente se você têm ajuda do seus assessor, ou, se não possui uma cerimonialista, corra atrás e procure você como noiva, já conhecer as datas disponíveis de cada fornecedor que sonhou para este grande dia!


Possuir uma lista com as datas livres de cada fornecedor, será imprescindível para a tomada de decisão da nova data, e é fundamental reforçar neste momento que: SIM, SEU CASAMENTO IRÁ ACONTECER, independentemente de COVID-19, o que estamos vivendo é apenas um ADIAMENTO PROVISÓRIO, para uma NOVA DATA, que será tão intensa e especial quanto a primeira data.

Nem tudo são lágrimas, olhe o lado bom: você pode ganhar mais tempo do que imagina com este adiamento!


Encare sim o "adiamento" como mais tempo: vocês terão mais tempo para se organizar, para sonhar mais, para quem sabe até, incrementarem ainda mais o grande sonho de casamento. Procure sempre olhar o lado bom de todas as situações, e neste caso, se há um lado bom em tudo isso, é que você noiva, você casal, vocês terão mais tempo para sonhar ainda mais, uhulll!!!



NEM SÓ DE SÁBADOS VIVEM OS CASAMENTOS!



Casamento de Flávia & Conrado realizado em uma sexta-feira, feriado de 12 de Outubro. Clique aqui e confira o casamento completo!


Não sei ao certo qual data estava agendado o seu casamento, mas como fotógrafo e especialista no mercado de casamentos, uma coisa é certa: a maioria dos casais, sempre procuram os sábados para dizerem  o "SIM", mas, como sempre digo: nem só de sábados existem os casamentos!

Conseguir conciliar a agenda de todos os fornecedores que envolve um casamento para um sábado livre em comum neste segundo semestre, em virtude de toda esta loucura, será uma tarefa difícil, por isto, considere a possibilidade de realizar seu casamento em um domingo, ou quem sabe, um feriado como dia 12 de Outubro, que neste ano, será em uma segunda-feira.


Agendar casamentos aos domingos ou feriados que não sejam aos sábados pode ser uma grande vantagem, não apenas no quesito confirmações de presença de seus convidados, como também, no quesito econômico: sim, há prestadores de serviço que, por terem agenda livre aos domingos ou feriados, até conseguem valores promocionais!


Abaixo, confira alguns casamentos que fotografamos, em dias como sextas, domingos e feriados (clique em cada foto para conferir o casamento completo aqui no nosso site):




Casamentos: JULIANA & DEYVISON - Domingo, 03 de Novembro 2019  ||  DUDA & BRENO - Domingo, 11 de Agosto 2019





Casamentos: JULLYANA & MATEUS - Sexta-Feira, 21 de Junho de 2019  ||  ALEGNA & LUCAS - Sexta-Feira, 16 de Novembro 2018




O momento pede uma ordem: SOLIDARIEDADE!

Assim como nós, fornecedores, estamos buscando o máximo de empatia, respeito e solidariedade com nossos casais e clientes, os casais em geral também têm buscado ajudar seus fornecedores, inclusive, remarcando seu grande dia para um domingão!

Ao longo destes 6 anos, já fotografei casamentos as quintas, sextas e até segundas-feiras (feriados), como também no domingo, e acredite, foram tão incríveis quanto casamentos tradicionalmente aos sábados, porque tudo é sobre, conexão e vibe!




DIÁLOGO É A CHAVE PRA TUDO DAR CERTO!




Diálogo e compreensão são as palavras de ordem para o atual momento que todos juntos estamos vivendo: de um lado casais incríveis com o dilema da data do seu grande dia; do outro lado, fornecedores apaixonados pelo que fazem, tendo meses de trabalhos remarcados…

Por isto, é fundamental empatia e muito diálogo!


Assim como busco neste artigo, dar dicas às noivas e casais, também dedico este post aos meus colegas que escolheram por profissão, participar e realizar sonhos incríveis como casamentos!



À vocês, fornecedores que compõem este lindo mercado: agora é a hora de muito mais carinho e amor. Coloquemo-nos no lugar de cada casal, e vamos sim, ser solidários, buscando o máximo de possibilidades!


Em meio a esta fase, infelizmente, vi posturas de fornecedores que só pensaram no caixa de suas empresas. Sou empresário, tenho meus custos fixos como fotógrafo, e também depende de trabalhos realizados para receber. Mas entendam: os casais não estão buscando desmarcar porque que desejam, mas por motivo de força maior, que diga-se de passagem, deve constar em nossos contratos para ambas partes.


Por isto, não é sobre multas ou taxas, mas sim, sobre sonhos e empatia: graças a Deus, para todos os nossos casais e clientes do estúdio que tínhamos agendado para este momento conturbado, conseguimos soluções incríveis para ambas partes, e todos, eu disse todos continuamos felizes!



PRA FECHAR: NÃO DESISTA DO SEU SONHO, PORQUE NÓS CONTINUAMOS ACREDITANDO!





É isso aí, sobretudo, não desista, pelo contrário: que todo este momento nos torne ainda mais fortes e intensos no que amamos e acreditamos!

Aos casais queridos que tiveram suas datas remarcadas: sonhem ainda mais, vivam ainda mais o amor de vocês… e quando as novas datas chegarem, celebrem ainda mais!


Acredite, o seu casamento irá acontecer, e quando acontecer, que seja de fato ainda mais intenso e recheado de emoções!

Sim noiva: as portas da igreja irão se abrir, ele estará aguardando você no altar, vocês irão trocar olhares e receber a bênção do amor de vocês, e quando este dia chegar, vocês se lembraram dos dias atuais que estamos vivendo, e terão ainda mais convicção que tudo valeu muito mais a pena, e do quanto são abençoados por terem um ao outro, yeah!


Espero de coração que este simples artigo possa de alguma forma ter ajudado você a prosseguir…

Desejo a todos, muitas bençãos e felicidade, e quando menos esperarmos, estaremos de volta com tudo, continuando eternizando sonhos incríveis de casais incríveis!


Ah e o Coronavírus?!

Foi apenas um detalhe para tornar ainda mais intenso a história verdadeira de cada um destes casais, que venceu tudo pra chegar até aqui e que continuarão vencendo, porque no final, sim, o Amor sempre vence, uhulll!!!




Se cuidem, fiquem em casa, aproveitem a quarentena para sonhar ainda mais com o grande dia...

Essa fase irá passar, e no final, olharemos pra trás e veremos o quanto crescemos e aprendemos com tudo isso!


Forte abraço,

Fabio Bueno | Fotógrafo de Casamentos & Momentos Felizes

contato@fabiobuenofotografia.com