Imagem capa - Como escolher o Fotógrafo do seu casamento?! por FABIO BUENO FOTOGRAFIA
Dicas Diversas

Como escolher o Fotógrafo do seu casamento?!

Uau, se tem uma pergunta que sei o quanto pode tirar o sono de uma noiva ou casal apaixonado por detalhes e sua história é: "como ter a certeza de que escolhemos o fotógrafo certo para nosso grande dia?!"


Pode até parecer clichê o que vou afirmar aqui, mas na real, é um baita fato: se tem um serviço essencial para todo casamento, este serviço é a Fotografia!

Sem presunção, acredito de fato que a Fotografia se não um dos principais, com toda certeza, é o principal serviço para o grande dia de todo casal, afinal de contas, é o que ficará pra toda vida: o registro dos grandes momentos daquele que será o dia mais especial da história do casal!


Por este motivo, não basta apenas contratar ou garantir o serviço de Fotografia para o seu casamento, mas é essencial, conhecer o profissional por trás das câmeras, isso porque, muito do que este profissional é, acredita e vive, é refletido diretamente no estilo do seu trabalho.


Então, aqui neste post do nosso Blog, quero compartilhar com você noiva, noivo, namorada e namorado, que está a procura do seu profissional de fotografia, ou que ainda nem começou a planejar seu grande dia, mas que compreende a importância da Fotografia para este grande dia…

Quero compartilhar aqui, algumas dicas que julgo necessárias, para identificar no profissional da fotografia, o perfil ideal para aquele que terá a grande responsabilidade de eternizar seus grandes momentos, vamos lá?!





DICA 1: CONHEÇA O TRABALHO DO SEU FOTÓGRAFO!


Parece muito óbvia esta dica não é?! Porém, acredite se quiser, muitas noivas e casais deixam-se guiar apenas pelo fator "preço" e nem se dão o trabalho de pesquisar à fundo o portfólio do profissional que pretendem contratar.


Conhecer o trabalho é ir além de ver ocasionalmente uma ou outra foto deste potencial fotógrafo, mas essencialmente, considero fundamental conhecer o que chamo de "conjunto da obra", ou seja, além das grandes fotos que o profissional tradicionalmente posta em suas redes sociais, busque ver um, dois ou até mais casamentos na íntegra e completos.

Daí a importância de 2 fatores muito relevantes para obter este conhecimento:

(1) o site atualizado do seu fotógrafo - ao clicar nos últimos trabalhos postados, busque ver casamentos e ensaios em diferentes situações, para compreender como funciona a narrativa fotográfica do seu candidato a fotógrafo;

(2) veja pelo menos um álbum impresso do seu fotógrafo - ao marcar uma reunião com o potencial fotógrafo do seu grande dia, veja também um ou mais álbuns impressos para ter também a certeza da narrativa fotográfica já detectada no fator 1 que mencionei acima, e conhecer também o material impresso, lhe permitirá conhecer as cores, o estilo e o conceito fotográfico do seu fotógrafo!





DICA 2: SE VEJA NAS FOTOS DO SEU FOTÓGRAFO


A partir do momento que você já se inteirou do estilo de trabalho do seu fotógrafo, com base no seu portfólio, responda a seguinte pergunta para si mesma: você se vê nas fotos que este fotógrafo cria?!

A resposta a esta pergunta é fundamental para lhe dar a certeza de que você compreendeu a proposta e estilo de trabalho do seu potencial fotógrafo e mais ainda, lhe dará a certeza de que de fato, o seu estilo, a sua história, o jeito de vocês como casal, se enquadra perfeitamente ao estilo fotográfico do seu fotógrafo!


Já conheci, atendi e fotografei casais que parecia que nós nos conhecíamos há anos: as ideias batiam, logo, as fotos simplesmente acontecem e o resultado sempre foi incrível, porque, fotografia antes de tudo é sobre verdade, e quando nossas verdades se batem, tudo fica perfeito!

Assim como já detectei antes mesmo de um atendimento pessoal, o perfil de noivas e casais que são diferentes do nosso estilo e perfil de trabalho, e uma vez detectado, sem problema nenhum, indiquei tais casais para fotógrafos colegas que possuem um estilo diferente do meu, e isso é positivo, não apenas para nós, mas principalmente, para o casal, que terá a fotografia do seu grande dia, e dos seus grandes momentos, exatamente como eles são!





DICA 3: SAIBA QUAIS SÃO AS PRIORIDADES


Ao sonhar, planejar e organizar seu casamento, todo casal terá a seu dispor um vasto e complexo universo e mercado repleto de opções de produtos e serviços para o seu grande dia.

Por um lado, este fato é positivo, pois, permite que cada casal realize o seu casamento com o máximo da sua personalidade e exclusividade. Porém, por outro lado, o excesso de opções pode gerar o famoso "paradoxo da escolha", isto é, são tantas coisas e opções, que a noiva fica confusa, e muitas vezes quer tudo ou máximo que puder contratar, fazendo com que seu casamento não tenha de fato uma personalidade, ou na pior das hipóteses, que o casal priorize o que é secundário, e o que de fato é essencial e primário fique em segundo ou até último plano!


Por isso, definir as prioridades de fornecedores e serviços para o resultado sonhado do seu grande dia, é essencial antes de sair contratando tudo o que o mercado tende a oferecer. (Caso tenha duvida de quais são os serviços fundamentais, já gravamos um episódio no nosso canal Café com Lente só sobre isso, confere ai: https://youtu.be/WRuVrp7p1Vk).


E aqui, sem querer defender o meu peixe, mas considerando que a Fotografia será o que de fato fará vocês recordarem pra sempre dos grandes momentos, considere o fotógrafo como prioridade na sua lista de fornecedores, até porque, quanto melhor for o potencial fotógrafo, menos agenda ele tende a ter, se considerarem deixar por último a contratação da fotografia!





DICA 4: MAIS QUE CONTRATAR, INVISTA NA FOTOGRAFIA & FOTÓGRAFO DO SEU CASAMENTO


Encarar a Fotografia e consequentemente o seu fotógrafo apenas como mais um fornecedor ou serviço, pode ser um erro letal, pois, quando isso ocorre, o que os casais enxergam são apenas cifras, preço e possibilidades de descontos!

Sim, eu compreendo que cada centavo faz a diferença no orçamento final, e é sempre importante buscar o melhor custo x benefício. Com tudo, já parou pra imaginar que a Fotografia, de todos os serviços contratos, é o que ficará por toda sua vida?!


Ou seja, o serviço do fotógrafo, não acaba no momento que termina o casamento, muito pelo contrário, ele começa muito antes (Pré-Casamento, Making-of dos noivos, etc), e perdura por dias após o casamento, enquanto seu fotógrafo irá pós-produzir foto por foto e diagramar um lindo e inesquecível álbum de casamento.

E por isso, a fotografia é um dos investimentos que mais carece de valorização dentro de um orçamento final de casamento. Logo, antes de buscar apenas o menor preço, é muito importante, após conhecer a fotografia e o fotógrafo, o serviço e o profissional, compreender de fato o que chamamos de "valor agregado", que transcende simplesmente o preço monetário, e entra no campo da relevância e importância deste serviço e profissional para o seu grande dia!





DICA 5: RELACIONAMENTO É A CHAVE PARA FOTOGRAFIAS ÚNICAS!


Por último, mas não menos importante: busque no profissional que contratou para as fotos, relacionamento, ou seja, diálogo e troca de informações!

O fotógrafo será aquele que irá registrar suas expressões de emoção, felicidade, e entusiasmo… e isso será muito mais intenso e verdadeiro, se você como cliente buscar se relacionar com seu fotógrafo, comunicando a ele, suas expectativas fotográficas, e mais, participando ele até mesmo de situações relevantes para o casamento.


Logicamente, para que este relacionamento seja estabelecido, é importante que seu profissional como fotógrafo dê esta abertura, por tanto, além das dicas acima, busque antes de firmar o contrato, através do contato pessoal com seu potencial fotógrafo, identificar se este, considera você e seu casamento, não apenas com mais um contrato, mas como um casal com uma história a ser contada fotograficamente, com exclusividade e personalidade!

Como fotógrafo, respeito o limite de cada noiva e casal, mas faço sempre questão de me envolver ao máximo com o casal, desde o momento que me contratam, reforçando este envolvimento na sessão Pré-Casamento, e quando chegamos no grande dia do casal, como aqui já mencionei, parece que nos conhecemos há muito tempo, o que nos permite fotografias muito mais verdadeiras e espontâneas!





Por fim, após essas 5 dicas, comente aqui o que você achou!

Acha que têm alguma outra dica que passou batido? Diz aí pra nós qual é!


E lembre-se: o profissional da Fotografia será aquele que verá com seu olhar, tudo antes, no exato instante em que os grandes momentos irão acontecer. Mais que preparado, ele precisa ter a sensibilidade de compreender suas expectativas quanto a este grande dia, pois, por meio seu olhar e Fotografia, por toda sua vida, os grandes momentos do seu grande dia serão recordados…

Logo, não busque apenas Fotografias boas (estas são obrigações de todo fotógrafo), mas busque sobretudo, um bom fotógrafo como fornecedor, como pessoa, e consequentemente, como profissional!


É isso…

espero ter ajudado um pouco mais, e no que precisar, estamos aqui!


Abraços e até a próxima!

Fabio Bueno | Fotógrafo de Casamento & Momentos Felizes!

contato@fabiobuenofotografia.com