Imagem capa - A decoração ideal de Casamento | por Fabio Bueno por FABIO BUENO FOTOGRAFIA
Inspiração de CasamentoDecoração

A decoração ideal de Casamento | por Fabio Bueno

Como fotógrafo de casamento, participo intensamente dos momentos mais sonhados de cada casal, em especial, das noivas, que as vezes até de forma "frenética", surtam com tantos detalhes e acontecimentos que fazem parte do "sonho de casamento ideal pra si."


E se tem algo que faz uma baita diferença, não apenas para a noiva (por mais paranóica que ela seja, rs), mas também, pra nós, profissionais da imagem (fotografia e vídeo), é uma boa e inspiradora decoração!

Já participei de casamentos, que o fator "menos é mais" engrandeceu a cerimônia, mas é sempre bom lembrar que, este fator, só funciona se de fato, a qualidade nos detalhes mínimos, realmente existir...

Pois também, já ouvi e vi, muitos decoradores justificarem o famoso "menos é mais", apenas para "maquiar" a falta de qualidade de um serviço prestado.


Enfim, o objetivo deste post aqui no nosso Blog, não é criticar, muito menos dar palpites na forma de trabalho ou serviço dos nossos colegas decoradores, mas sim, evidenciar o quanto uma boa decoração conversa com o sentimento dos noivos. Vamos aqui mostrar o quanto uma decoração tem o poder de climatizar de forma super positiva, o ambiente e cenário em que o "SIM" mais aguardado pelo casal, acontecerá!


Todos os exemplos deste post, foram retirados de um único casamento que fotografamos, para evidenciar o conjunto de uma decoração de um mesmo casamento, em ambientes relativamente diferentes (cerimônia e festa). No final deste post, deixaremos o link para ver o casamento completo, aqui mesmo no nosso site!



O LOCAL DA CERIMÔNIA



É fundamental que a decoração do espaço da cerimônia, converse com ambiente, e mais que isto: respeite o tamanho do espaço fisico do mesmo...

Muitas vezes, em "mini-weddings", ou casamentos em que a capela, igreja, salão ou até mesmo campo em que ocorrerá a troca dos votos dos noivos, pede uma decoração mais simples, tendendo total ou parcialmente para o rústico, mas que não perca em si, o charme que o próprio ambiente já oferece.



DETALHES & LEMBRANÇAS DOS PADRINHOS EM HARMONIA COM A DECORAÇÃO



Quando uma decoração, por mais simples que seja, é minuciosamente pensada, até os detalhes como a forma de reservar o assento das madrinhas na cerimônia, ou a própria embalagem das lembranças dos padrinhos, conversa com todo contexto decorativo do casamento, gerando desta forma, um conceito de identidade visual padrão, o que proporciona à fotografia, vídeo e posteriormente ao álbum de casamento, uma só linguagem visual!



AMBIENTES DE RECEPÇÃO E TRANSIÇÃO



Ambientes de Recepção ou de Transição são muito importantes, pois, serão as primeiras impressões em que os convidados terão ao chegarem no local de festa, e por onde provavelmente eles irão transitar.

Por este motivo, é essencial que tais ambientes estejam decorados de forma convidativa e atraente. Neste exemplo acima, logo na entrada do salão de festas (duas primeiras fotos), os locais foram decorados de forma rústica (como a cerimonia), e com detalhes dos noivos (fotografias do ensaio Pré-Wedding).

Nestes locais também foram dispostos as mesas de lembrancinhas, que no caso, eram docinhos caseiros, que de forma sutil e harmoniosa, também  conversavam com todo contexto decorativo.



A MESA DO BOLO E SEUS DETALHES



A mesa do bolo de todo casamento, sem dúvidas, é um dos pontos que merece uma atenção redobrada por todo casal, a final, na mesa do bolo geralmente, é onde as famosas "fotos protocolares" do brinde do casal, bem como, as fotografias tradicionais com pais, padrinhos e familiares serão realizadas!

Por este motivo, uma boa harmonização, bem como disposição dos arranjos de flores, acessórios decorativos, e o próprio bolo em si, devem se conversar com o todo.

Neste casamento em especial, foram utilizadas, além dos tradicionais arranjos floridos, do bolo como os bonequinhos do casal (topo de bolo), baús e malas, em contraste com utensílios de madeira e mdf, que deram um charme ainda mais especial... fica a dica e inspiração!



O SALÃO DE JANTAR



Por fim, chegamos ao local onde os convidados passarão a maior parte do tempo de um casamento: o salão de jantar e festas!

Por isto, a decoração das mesas, bem como os utensílios de jantar e buffet (talheres, raças, pratos e guardanapos), darão o que final, da impressão visual que os convidados como um todo terão, de toda a decoração.

No exemplo acima, nota-se nas duas primeiras fotos, uma visão geral do salão pronto para receber os convidados, bem como da mesa principal de jantar para os noivos com seus pais, tudo, cuidadosamente pensado.

Nas duas fotografias seguintes, temos os detalhes da mesa dos convidados: note que já uma harmonia nos tons do menu, centralizado à mesa, para com todo o contexto da mesa. Na última fotografia em especial, até mesmo a forma que os guardanapos de pano fora cuidadosamente colocou, ao lado de uma mini fotografia de lembrança, que nós (Fabio Bueno Fotografia) sempre disponibilizamos aos noivos, como lembrança e decoração complementar.



CONCLUSÃO


Pra fechar este post de "decoração inspiração", a palavra que deve ficar bem gravada é HARMONIZAÇÃO!

Foram exemplos simples que mencionamos, no entanto, em todos os exemplos batemos justamente na tecla da harmonização geral...

Não é sobre "gastar rios de dinheiro", mas sobre, ter uma ideia que converse visualmente do inicio ao fim do evento do seu casamento!

Obviamente, é essencial, conversar todos os planos e desejos com seu decorador de confiança, e no nosso caso, mesmo como fotógrafos, sempre buscamos ajudar ao máximo nossos casais, para que não apenas o dia em si torne-se inesquecivel, mas também, os detalhes que irão dar cor, vida e identidade ao tão sonhado, DIA DE CASAMENTO!


E como promessa é divida, segue aqui o link oficial do casal e casamento desta decoração inspiração: THAIANE & MATHUES | Decoração por "Flor de Lis Decorações - Taubaté - SP", casamento realizado no Alpendre Eventos - Taubaté - SP.


Confira: THAIANE + MATHUES | O CASAMENTO


Abraços, e até a próxima!

Fabio Bueno | Fotógrafo de Casamento

contato@fabiobuenofotografia.com